Cabeçalho

Cabeçalho

Dicas de viagem

Há algo que nos perguntam com frequência, que é "O que é necessário ou essencial para uma viagem destas?"


E como hoje fazemos 14 meses de viagem ou 12+2 se quiserem, vamos deixar algumas delas, que achamos serem as principais, claro que isto é sempre relativo.
Assim como algumas dicas para poupar durante a viagem.

-Ir à consulta do viajante, um médico especializado pode tirar todas as vossas dúvidas, tendo em conta a zona do globo para onde decidirem ir.

-Fazer um seguro de viagem, pesquisem qual é o que mais se enquadra no vosso estilo de viagem, os acidentes e imprevistos acontecem e é sempre melhor estar protegido(a).

A IATI Seguros é um dos nossos parceiros e estamos a oferecer 5% de desconto se aderires por aqui, independentemente do tipo de seguro que escolhas. 


-Levar apenas o indispensável, viajem leves, aquele acessório/gadget que poderão precisar uma vez ou duas durante toda a viagem é para esquecer, assim como a roupa, dependendo do destino, mais quente ou mais frio, levem apenas para 6 dias, lá também podem lavar ou comprar, poderá ser até mais barato...Temos um artigo sobre o que trouxemos na nossa mochila, podem ver aqui.


-Ter um bocado a noção de como são os vistos para os países que pretendem conhecer, confessamos que é para nós o mais chato em viagem, há casos em que só deixam entrar com voo de saída. Evitem as épocas altas, para além dos turistas, é tudo mais caro.

Aproveitem e vejam como é o clima, se forem climas quentes, sempre viajam mais leves.

- Antes de saírem de Portugal, vejam se têm o voice mail desligado, este "esquecimento", poderá trazer alguns dissabores ao longo da viagem.

-Transportes noturnos podem ser uma excelente opção para poupar em alojamento. 

Não apanhar logo um transporte na saída das estações, aqueles angariadores na estação de comboios, autocarros e afins são de evitar...Pagarão sempre bem mais do que o preço justo, saiam da zona e arranjem mais à frente.

-Viajem o máximo por terra, vocês têm tempo, é mais barato e ainda conhecem um pouco mais de cada zona.

-No caso de preferirem voar, há semelhança da Europa, noutros continentes também existem companhias low cost, podem ser uma boa opção, mas não se esqueçam do limite de 7kg na bagagem de cabine, que muitas delas definem.

-No nosso caso em particular, não reservámos alojamento em 90% dos casos, poderão ter menos oferta no dia, mas terão muito mais flexibilidade. A reserva prévia traz alguns problemas, uma delas é que pode ficar bastante longe do sítio onde vos vão deixar. Se tiverem que ir noutro meio de transporte, isso também acarreta um custo, o outro senão é não corresponder ao que está na NET ou não ser do vosso agrado. Muitas vezes, no alojamento é mais barato do que nas plataformas, já nos aconteceu inúmeras vezes.
Se preferirem reservar previamente, vejam na aplicação, no site e em dispositivos diferentes, os preços podem variar.

-Não fiquem sempre em sítios 'chulé', um miminho de vez em quando não faz mal nenhum e pode fazer toda a diferença, assim como com a comida, comer sandes de atum ou noodles todos os dias, sai barato, mas também enjoa...Achamos que o equilíbrio é fundamental.

-Fazer, nem que seja à mão, a contabilidade de custos diários, vai ajudar-vos bastante a controlar os gastos. O controlo dos custos é fundamental para que a vossa viagem não seja interrompida a meio. Existem aplicações para isso, mas nós preferimos o bloco de notas do telemóvel para o registo das despesas diárias e a cada 4 dias sensivelmente registamos no Excel. Definir um orçamento para o total da viagem é também das coisas mais importantes.

-Portugal não é propriamente um país rico, mas está longe de ser dos mais pobres, por isso o que não faltam são países onde se consegue fazer 3 ou 4 refeições pelo preço que se faria uma em PT, isto é válido para quase todos os custos que se tem em viagem. Evitar países mais "ricos", ajuda bastante a esticar o orçamento, o ideal será sempre um equilíbrio, mas quanto mais caro for o destino menos tempo conseguiram viajar.

-Por falar em esticar o orçamento, há sítios em que quase tudo é negociável, não tenham vergonha até porque por norma já vos estão a pedir muito mais do que o normal, só por serem turistas. Não há que ter vergonha, sempre com respeito, vão ver que vão gastar bem menos.

-Adiram a um daqueles cartões internacionais em que podem pagar e levantar dinheiro de forma gratuita ou com muito menos custos do que com os cartões tradicionais, nós usamos o Revolut como sabem e estamos satisfeitos. Usando o nosso link, não pagarão nada pelo cartão nem pela manutenção do mesmo por 5 anos. Neste caso, quantos mais cartões tiverem mais aumentam o vosso plafond de levantamentos gratuitos por mês.
Levem também algum dinheiro, é sempre bom ter várias opções disponíveis, claro que depende quão confortável cada um se sentirá com isto, pois também existe o perigo de vos roubarem.
Quando tiverem que levantar nos Atm, levantem sempre o máximo, em muitos países, cobram taxas a cartões estrangeiros.


-Capacidade de adaptação e encaixe são fundamentais, aceitem e sigam caminho. Este é um dos principais ensinamentos em viagem, aprender a lidar com o que é diferente e tentar não julgar, vão com certeza voltar mais tolerantes.

-A compra de um sim card pode ajudar em muita coisa e evitar algumas burlas, embora possa também tirar um pouco à experiência. Não é fundamental, mas é uma ajuda.

-Não deixem de comer em restaurantes locais, caso contrário, perderão uma parte considerável da viagem e por norma poupar uns valentes euros em relação aos restaurantes ocidentais ou mais "fancy". Para economizar, podem sempre cozinhar nos países mais caros por exemplo. 

Em alguns países o álcool é bastante mais caro do que cá, é aqui que entra por exemplo a capacidade de adaptação, a solução é beber menos ou então o que eles bebem e está resolvido o problema.


-Interagir com os locais vai enriquecer muito a vossa experiência, mas não forcem e sejam respeitadores, as crianças não são modelos fotográficos. Se aquela pessoa vos convida para algo e vos transmite confiança, digam que sim...Podem ter ali uma experiência inesquecível e enriquecedora.

-Existem ainda algumas apps ou sites que podem ser bastante úteis, as que mais usamos são, Google Maps, Maps.me, Skyscanner, rome2rio, Booking, Agoda, Revolut, conversor de moeda e tradutor.

Aquela aplicação de converter moeda pode ajudar para quem tem alguma dificuldade em fazer conversões, mas lembrem-se, o vosso câmbio será sempre inferior ao que lá está.

Por falar em câmbio, quando trocarem dinheiro, uma boa taxa nunca poderá ser inferior a 2.5%. Façam bem as contas, num ápice pode perder-se bastante dinheiro na conversão.


Esperemos que vos seja útil, acham que falta algo? Se gostaram comentem e partilhem. Beijos, abraços e até já!


👉Com a nossa ajuda, vais planear melhor a tua próxima viagem. Aqui deixamos-te alguns dos nossos parceiros, que nos ajudam a manter o site atualizado. 

Ao reservares pelos nossos links, não tens qualquer custo, pelo contrário e estás a ajudar aqui a malta.

🚩 Faz o teu seguro com a IATI, e ainda te oferecemos 5% de desconto, não vale a pena arriscar.

🚩 Tudo o que precisas para a próxima aventura podes encontrar na Decathlon.

🚩 Evita taxas e complicações com o Revolut, manda mensagem e recebes um convite e um prémio.

🚩 Reserva o teu alojamento com o Booking, os melhores preços estão aqui.

🚩 As melhores atividades ao melhor preço com a Get Your Guide.


Venham connosco e acompanhem tudo das nossas redes sociais.

Fotos, publicações e stories na nossa página do Instagram e também no Facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário