Cabeçalho

Cabeçalho

segunda-feira, 2 de março de 2020

BRUNEI

Brunei, um dos países mais ricos do mundo.


O Brunei não estava propriamente nos planos, mas tínhamos 3 dias livres entre o voo das Maldivas e a ida para a Austrália e sendo barato voar desde Kuala Lumpur pareceu-nos uma excelente opção, uma vez que é um país pequeno. E pudemos dizer que foi uma escolha acertada.


Com uma cultura e fisionomias bastante parecidas com os Malaios, o facto de ser uma monarquia e até por ser mais levada a sério a religião ali, já o diferencia.

Achamos as pessoas muito simpáticas, de grande educação e sempre prontas a ajudar, o facto de não terem muito turismo também ajuda, é sem dúvida um país bastante limpo e organizado.

Com o motor da economia a ser o petróleo, não é difícil perceber que o nível de vida ali é superior aos outros da zona, ainda para mais com tão pouca população, cerca de 400 mil habitantes, sendo que o Rei é um dos homens mais ricos do mundo.
Para além da capital Bandar Sri Begawan, fomos ainda a uma das zonas de praia, onde está um dos hotéis mais luxuosos do mundo, quase sem hóspedes, uma pena, que teríamos todo o gosto em ficar lá. Podes ver aqui.

A visita à mesquita Jame'Asr Hassanil Bolkiah é imperdível, assim como à aldeia flutuante mesmo na outra margem da capital, ou até um passeio de barco pelos muitos canais da zona, onde com sorte poderão ver os macacos narigudos ou até crocodilos, nós não tivemos grande sorte.


Curiosidades:

Sendo um país muçulmano bem mais conservador, tens que ter isso em conta, nos comportamentos em público, mas nada de extraordinário, não vimos por exemplo nenhuma mulher de burka.

Existem várias casas de câmbio na capital e também é muito usual o pagamento com cartão. Como tínhamos algum dinheiro de outros países da zona, nem chegámos a levantar, o resto fomos pagando com o cartão Revolut, que funcionou sempre.

Para as deslocações existe o Dart e a Uber, até porque táxis não há muitos. Nós usamos os autocarros da capital que não são muitos e antes das 18h terminam as voltas, o preço é 1$ do Brunei, cerca de 0.65€. Depois desse horário ou nas horas reza, com alguma facilidade ou sorte a alternativa foi a boleia.
Utilizamos esse mesmo autocarro para ir do Aeroporto até ao centro.

Como curiosidade dizer que o Rei/Sultão abre as portas do seu pequeno palácio com 1788 quartos, 5 piscinas, uma garagem para 110 carros e uma mesquita para 1500 pessoas, coisa pouca. No fim do Ramadão, todos os que visitam o palácio, ainda recebem uma prenda, alguns dizem que é um saco com dinheiro.

É bastante comum, o estado/sultão pagar aos estudantes, para que estes possam estudar no exterior. Os habitantes não pagam IRS por exemplo e têm uma das mais altas qualidade de vida do planeta segundo alguns estudos.

Visto: isentos por 30 dias.
É obrigatório mostrar o bilhete de saída, ao voar para o país.
Mais info aqui.

bandar seri begawan

Com a nossa ajuda, vais planear melhor a tua próxima viagem. Aqui deixamos-te alguns dos nossos parceiros, que nos ajudam a manter o site atualizado. 

Ao reservares pelos nossos links, não tens qualquer custo, pelo contrário e estás a ajudar aqui a malta.

🚩 Faz o teu seguro com a IATI, e ainda te oferecemos 5% de desconto, não vale a pena arriscar.

🚩 Tudo o que precisas para a próxima aventura podes encontrar na Decathlon.

🚩 Evita taxas e complicações com o Revolut, manda mensagem e recebes um convite e um prémio.

🚩 Reserva o teu alojamento com o Booking, os melhores preços estão aqui.

🚩 As melhores atividades ao melhor preço com a Get Your Guide.


Venham connosco e acompanhem tudo das nossas redes sociais.

Fotos, publicações e stories na nossa página do Instagram e também no Facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário