Cabeçalho

Cabeçalho

terça-feira, 26 de junho de 2018

MALTA & ATENAS

Malta


Saímos do Porto no voo de uma low cost em direção a Malta, a forma mais económica que encontrámos para lá chegar. É o primeiro país desta grande viagem e onde vamos ficar por 8 dias, entre a ilha principal e Gozo. 

Aterrámos já passava da meia noite, os voos low cost têm destas coisas…

Já não chegámos a tempo do autocarro, apanhámos um táxi, que têm preços tabelados para a saída do aeroporto, nice! Quinze minutos depois já estávamos à porta do nosso anfitrião. Duas de treta e fomos descansar que de amanhã cedo começaríamos a explorar a ilha.

Pesquisámos sempre os voos com o Skyscanner, é onde costumamos encontrar os melhores preços.

O nosso alojamento era perto da zona de St Gyan e Julians, então seguimos a pé para conhecer a zona, não resistimos a meter os pés na água cristalina, estava uma torra e soube mesmo bem. Hora de explorar os arredores, fomos perceber como funcionavam os transportes, alugar mota estava fora de hipóteses, pediam 25 euros por dia!

Comprámos o passe de autocarro, custa 22 euros por pessoa para 7 dias e podíamos andar as vezes e para onde quiséssemos…perfeito!

Fizemos uma longa caminhada por Silema, prédios muito bonitos com vista mar e uma marginal muito bem cuidada. Já mais à frente se avistava a capital La Valetta, ficámos ali um bom bocado a apreciar a cidade e os canais de um miradouro suspenso! A melhor vista sobre a cidade!

Passeio por Valetta e paragem para ver o jogo da seleção contra Marrocos numa das bonitas ruas da cidade, ruas estas que estavam repletas de turistas, tinha chegado um dos muitos navios de cruzeiro.

Depois de terminado o jogo, seguimos em direcção a Marsaxlokk, vila piscatória e característica que ficava perto da St Peters pool, um dos mais espetaculares lugares de Malta. O autocarro não chegava mesmo à zona e tivemos que andar uns 3 km para lá chegar, não é muito mas já tínhamos andado bastante e estava quentinho…Faltavam 3 horas para o pôr do sol e a maioria da malta já estava a ir embora, fixe para nós. Logo encontrámos dois casais portugueses com quem estivemos algum tempo à conversa entre mergulhos e saltos para a água.

Nos dias seguintes passámos por mais alguns pontos icónicos, como a Mdina Ir-Rabt antiga capital de Malta, pelos Dingli Cliffs, umas falésias com umas vistas espetaculares sobre o mediterrâneo e acabando em Blue Grotto, que não estava muito azul. Passámos ainda pela Aldeia do Poppey, antigo cenário de um filme do mesmo artolas que, após o pedido dos moradores da zona, ali ficou a servir de atração turística. Seguimos para uma das mais bonitas praias de Malta, a Paradise beach, é de facto incrível, mas estava lotada!

Mudamos de ilha e fomos para Gozo, que também merece uma visita, ideal para quem gosta de zonas mais calmas. O ferry é bastante regular e pouco tivemos que esperar.

Ficámos alojados relativamente perto de onde chega o ferry, num dos alojamentos mais baratos da ilha.

Wied il-ghasri na ilha de Gozo e a crystal beach na Ilha de Comino, que fica entre Gozo e a ilha principal de Malta, são talvez os locais mais incríveis daquela zona.

Para chegar a Comino e poderes desfrutar de toda a beleza do local, convém ir o mais cedo possível, num dos barcos que faz o transporte desde Gozo, daqueles mais pequenos. Levem protetor solar, porque não há grandes sombras.


Malta foi uma agradável surpresa, embora não tivéssemos com muitas expectativas, gostámos daquilo que encontrámos. País pequeno mas com praias e paisagens muito bonitas, já muito virado para o turismo. Boa comida, com muita influência italiana e árabe, consegue-se encontrar pizarias e pastas a cada esquina, para quem for fã deste tipo de comida não passa fome. 
Para além disto achámos bastante seguro e não tão caro como outros países europeus.

Muitos dos pagamentos foram feitos com o nosso Revolut, assim sempre evitamos algumas taxas que pudessem ser cobradas.

malta


Malta em 8 dias

Aterrámos em Luqa vindos do Porto, existe transporte público ou táxis com tarifa pré-definida para qualquer destino na ilha. Na ilha, para nos deslocarmos, usámos os autocarros públicos e para Gozo o ferry que custa 4,5 euros ida e volta. Do mesmo aeroporto saímos passados 8 dias para Atenas, num outro voo low cost.


ATENAS



Chegámos já tarde à Grécia, tínhamos reservado um transfer que nos levou até perto do centro onde tínhamos feito a reserva de um "studio" muito catita, no booking. Passados 30 min já lá estávamos, o aeroporto ainda fica um pouco longe do centro.

Depois de uma boa soneca, saímos para ir visitar a Acrópole, não tínhamos tempo para muito mais, percorremos a praça Sintagma e as ruas do centro em direção ao monte que iríamos subir a pé…era ali que estava o principal ponto de interesse de Atenas. E não desiludiu, a vista é muito bonita do cimo e até tinha mais "monumento" do que o que inicialmente pensávamos. O preço é que não é muito convidativo para o nosso orçamento (20€), mas se forem em época baixa é um pouco mais barato.

O céu estava a ficar com bastantes nuvens e aproximava-se uma chuvada daquelas, era hora de sair dali, ainda deu tempo para a Lili perder um lenço e encontrar uma PsP no meio do nada que estava a funcionar. Pensámos logo em levá-la e oferecê-la a algum miúdo na Ásia, assim o fizemos.

Ainda apanhámos alguns pingos antes de nos abrigarmos num restaurante para jantar e apreciarmos as iguarias gregas. Seguimos para o apartamento, era hora de descansar, pois saíamos bem cedo para o aeroporto, tínhamos o voo para Singapura ao início do dia.

A linha de metro que leva ao aeroporto desde o centro tem um custo mais elevado do que as outras, é uma espécie de taxa turística encapotada.


Com a nossa ajuda, vais planear melhor a tua próxima viagem. Aqui deixamos-te alguns dos nossos parceiros, que nos ajudam a manter o site atualizado. 

Ao reservares pelos nossos links, não tens qualquer custo, pelo contrário e estás a ajudar aqui a malta.

🚩 Faz o teu seguro com a IATI, e ainda te oferecemos 5% de desconto, não vale a pena arriscar.

🚩 Tudo o que precisas para a próxima aventura podes encontrar na Decathlon.

🚩 Evita taxas e complicações com o Revolut, manda mensagem e recebes um convite e um prémio.

🚩 Reserva o teu alojamento com o Booking.

🚩 As melhores atividades ao melhor preço com a Get Your Guide.


Venham connosco e acompanhem tudo das nossas redes sociais.

Fotos, publicações e stories na nossa página do Instagram e também no Facebook


Sem comentários:

Enviar um comentário